terça-feira, 10 de agosto de 2010

Criatividade é o que não falta no Brasileirão

No Campeonato Brasileiro de 2010, que felizmente reúne os 12 maiores clubes do país (os quatro do Rio de Janeiro, quatro de São Paulo, dois de Minas Gerais e dois do Rio Grande do Sul), sobram, para alento dos admiradores do bom futebol, bons jogadores responsáveis pelas armações das equipes. Além da recente tendência de grandes boleiros retornarem ao país desde o ano passado, com Ronaldo, Adriano e Fred, os maiores clubes brasileiros buscam bons valores gringos e ainda formam atletas promissores.

Observando os elencos das 12 maiores forças do país, listei os 30 melhores meias-atacantes, que poderiam perfeitamente vestir a gloriosa camisa 10 nas equipes que defendem. Elaborei um ranking para listar os melhores da atualidade na minha opinião, considerando diversos aspectos: desempenho atual, empatia com torcida, idade, experiência em grandes decisões, importância para o time, performance da equipe no ano. Enfim, não saberia como deixar de fora, ainda, minha opinião pessoal do que espero de cada jogador, considerando, em primeiro lugar, a habilidade do atleta. Lógico que, por ser um ranking construído a partir de critérios pessoais, que não levam em conta dados como passes e lançamentos certos, assistências, gols, dribles e posse de bola, por exemplo, pode e vai gerar divergências. O fomento da discussão do lúdico esporte que é o futebol, ora pois, é uma atividade deliciosa para os amantes do esporte.

A lista exalta o talento dos jogadores, e lógico que posso mudar minha opinião até o fim do ano, pois no futebol se vai do céu ao inferno numa única brecha. Alguns jogadores ainda nem estrearam, mas segue minha lista com a classificação dos 30 "maestros":

1º) Paulo Henrique Ganso (Santos)
2º) Felipe (Vasco)
3º) Valdívia (Palmeiras)
4º) Conca (Fluminense)
5º) Deco (Fluminense)
6º) Carlos Alberto (Vasco)
7º) D’Alessandro (Internacional)
8º) Diego Souza (Atlético-MG)
9º) Maicosuel (Botafogo)
10º) Petkovic (Flamengo)
11º) Bruno César (Corinthians)
12º) Douglas (Grêmio)
13º) Zé Roberto (Vasco)
14º) Montillo (Cruzeiro)
15º) Gilberto (Cruzeiro)
16º) Daniel Carvalho (Atlético-MG)
17º) Souza (Grêmio)
18º) Roger (Cruzeiro)
19º) Danilo (Corinthians)
20º) Ricardinho (Atlético-MG)
21º) Jorge Wagner (São Paulo)
22º) Renato Abreu (Flamengo)
23º) Cléber Santana (São Paulo)
24º) Hugo (Grêmio)
25º) Giuliano (Internacional)
26º) Tcheco (Corinthians)
27º) Marquinhos (Santos)
28º) Lincoln (Palmeiras)
29º) Lúcio Flávio (Botafogo)
30º) Andrezinho (Internacional)

A relação pode ainda ganhar a ilustre presença do craque Thiago Neves, do Al-Hilal/ARA, especulado no Flamengo. Nesse caso, ele ocuparia a sexta colocação, hoje do cruzmaltino Carlos Alberto.

Um comentário:

Eduardo Ximenes disse...

Bernardo, antes de mais nada parabéns pela sua iniciativa. Muito bom o seu blog...de verdade!!!
Só me permita uma ressalva: eu colocaria nessa lista o Dagoberto, do São Paulo, e faria uma honrosíssima menção ao Paulo Baier, do Atlético-PR. Ele não está nas 12 maiores forças por mero acaso, mas tá jogando o fino.
Enfim, é isso.
Forte abraço, Dudu Ximenes.