segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Enquanto cariocas especulam, paulistas já fazem compras

Fim de temporada é o momento para se analisar o trabalho ao longo do ano. Um planejamento bem-sucedido é iniciado o quanto antes. Dessa maneira, os times paulistas já estão fazendo compras com o objetivo de manter a hegemonia, comprovada com a conquista dos últimos cinco campeonatos brasileiros da série A: 04 (Santos), 05 (Corinthians) e 06-07-08 (São Paulo).

O Corinthians já anunciou a contratação de um zagueiro (Jean - Grêmio), um volante (Túlio - Botafogo) e dois atacantes: Ronaldo (sem time) e Jorge Henrique (Botafogo). Aliás, juntando a boa base de 2008 com esses novos jogadores, o Timão terá tudo para fazer uma grande temporada, além de ter em Ronaldo um belo "Ás" no campo do Marketing. O São Paulo fechou com o Wagner Diniz (Vasco) e Eduardo Costa (Espanyol). Já o Santos contratou um dos únicos destaques do Vasco (Madson). Por fim, o Palmeiras anunciou o Marquinhos (Vitória) e o Cleiton Xavier (Figueirense), dois destaques do Brasileirão desse ano.

Já o mercado carioca anda menos aquecido, pois há mais especulações que fatos concretos. Após o rebaixamento, o Vasco anunciou, até o momento, apenas o novo técnico: Dorival Júnior, que fez excelente trabalho no Coritiba. O Flamengo fechou com Cuca, que comandará o time pela segunda vez. Botafogo e Fluminense renovaram com Ney Franco e Renê Simões, respectivamente.

O objeto de desejo de todos parece ser Lucio Flavio, camisa 10 do glorioso, que interessa a Vasco, Fluminense, Flamengo e Santos. Seu contrato expira no dia 31. Roberto Dinamite também explicitou, conforme noticiado pelo Dia Online, interesse no Conca (Fluminense) e Carlos Alberto (ex-Botafogo), caso a negociação com Lucio Flavio não vingue. Mas, assim como o novo técnico, reconheceu que a maior carência é na defesa.

O Fluminense perdeu o melhor do Brasil, pois Thiago Silva foi contratado pelo Milan. O Botafogo, após altos e baixos no ano, sofre um verdadeiro desmantelamento, pois já saíram cinco titulares (André Luís, Renato Silva, Túlio, Carlos Alberto e Jorge Henrique) e ainda pode perder Wellington Paulista, Lucio Flavio e Diguinho. Atenção, cariocas! Está na hora de ir às compras. Caso contrário, poderão continuar à margem da recente e indiscutível hegemonia paulista.

2 comentários:

Fábio disse...

Bernardo,

Mais do que a ineficiência administrativa dos times do Rio em relação aos paulistas, estamos vendo a canibalização dos cariocas pelos bandeirantes de lá.

E isso nem é depreciação dos times da terra dos Matarazzo, ou provincianismo. É a fraqueza e o desmazelo dos nossos clubes.

Uma pena. Os dirigentes daqui não sabem reconhecer os méritos alheios e adotá-los como métodos próprios.

Resultado: 8 anos sem que um time daqui ganhe um título de primeiro escalão, como Brasileiro ou Libertadores. Estadual e Copa do Brasil não valem.

Fábio disse...

Esqueci de dizer o motivo do comentário: Washington e Renato Silva no São Paulo; além do Madson no Santos e da provável ida do Lúcio Flávio para o Santos também.